Católica Virtual

Visando responder de forma mais ampla aos apelos da Missão e das novas exigências sociais de formação, em que as barreiras do tempo e do espaço devem ser superadas, a UCB optou por processos educacionais flexíveis e estabeleceu a EAD como um dos seus eixos estratégicos de atuação. Para tanto, criou a Católica Virtual, uma área específica, responsável por planejar, produzir e gerenciar ações de EAD.

Alinhada com a missão da universidade de "atuar solidária e efetivamente para o desenvolvimento integral da pessoa humana e da sociedade, por meio da geração e comunhão do saber, comprometida com a qualidade e os valores éticos e cristãos, na busca da verdade", a Católica Virtual promove um rico espaço de aprendizagem cooperativa, comprometendo-se com um projeto de educação superior de qualidade que visa o desenvolvimento de seus estudantes.

A Educação a Distância (EAD) se insere no marco geral das políticas de ensino da UCB. Dessa forma, a Católica Virtual se organiza de forma a criar sinergia entre as diferentes esferas da Universidade em ações que integram ensino, pesquisa e extensão. Orienta-se pelos seguintes princípios:

Foco na aprendizagem do estudante - concepção e desenvolvimento das atividades da educação a distância tendo como centro o contexto, as características e as necessidades dos estudantes.

Prioridade para os processos interativos - utilização de metodologias e ferramentas de comunicação (síncronas e assíncronas) para a garantia de uma dinâmica com forte interação entre os atores envolvidos (estudantes, professores, pessoal de suporte, gestores) conformando uma sólida comunidade de aprendizagem.

Construção da autonomia - desenho e implementação de estratégicas pedagógicas com o objetivo de que os estudantes desenvolvam competências no trabalho cooperativo, na solução de problemas, na investigação crítica e criativa.

Capacitação de pessoal - investimento na capacitação continuada dos professores e demais atores envolvidos para que possam participar de forma significativa dos processos interativos mediados por tecnologias da informação e da comunicação.

Qualidade dos materiais didáticos - estruturados em formato hipertextual e construídos para incentivar a curiosidade e a pesquisa; cada uma das Unidades de Estudos que compõem a Matriz Curricular é desenvolvida por uma equipe multidisciplinar.

Suporte tecnológico - adoção da Internet como plataforma tecnológica privilegiada para o desenvolvimento dos cursos pelo seu potencial de interatividade e de inclusão social.

A Universidade Católica de Brasília é a única universidade privada do Distrito Federal e conta hoje com 20 mil estudantes. Segundo o Guia do Estudante 2008 da Editora Abril, a UCB é a melhor instituição privada da Região Centro-Oeste e a 6ª melhor do Brasil.