Histórico

A educação a distância (EAD) foi implantada na Universidade Católica de Brasília oficialmente em 1996, com o seu núcleo de EAD. Em 1997, foram lançados os dois primeiros cursos de Pós-graduação Lato Sensu: Especialização em Educação a Distância e Filosofia e Existência.
Inicialmente, os cursos eram oferecidos em meio impresso e a tutoria feita por correspondência. Em 2000, foram lançados os primeiros cursos em ambiente virtual (Católica Virtual). De lá para cá, o cenário educacional passou e vem passando por notórias transformações, em que a EAD se consolida cada vez mais como alternativa de acesso aos estudos.
Hoje, a Católica Virtual oferece cursos de graduação, pós-graduação, de extensão e disciplinas para graduação presencial.

1996
Fundação do Centro de Educação a Distância (CED). Primeiro núcleo de EAD na UCB.
1997
Lançamento dos dois primeiros cursos: Especialização em EAD e Filosofia e Existência.
1999
Criação da Diretoria de Tecnologia Educacional e Educação a Distância (DITED).
2000
Lançamento da Católica Virtual, do ambiente virtual de aprendizagem da UCB e do primeiro curso disponibilizado pela internet.
2001
Novos cursos e constituição das Redes CVA-RICESU e IUS.
2002
Credenciamento pelo MEC para programas de pós-graduação lato sensu.
2003
Projetos de cursos de graduação a distância submetidos ao MEC. Criação do Centro Católica Virtual/Educação a Distância (CCV/EAD).
2004
Criação da Rede de Polos de EAD do CCV/EAD e credenciamento pelo MEC dos cursos de graduação.
2005
Primeiro vestibular dos cursos a distância e abertura do polo de EAD no Japão. Avaliação positiva dos polos de EAD realizada pelo MEC.
2006
Abertura do polo de EAD em Angola.
2007
Redesenho da EAD na UCB.
2008
Reestruturação dos polos de EAD. Contrato firmado com a PM: graduação a distância para 5.000 policiais militares. A Católica Virtual recebe o prêmio Top of Mind.
2009
Abertura dos processos de reconhecimento dos demais cursos da Católica Virtual. Abertura do processo de recredenciamento da EAD junto ao MEC. Abertura do polo de EAD em Boston - EUA.
2010
Formatura da primeira turma (1.000 policiais) do Curso de Tecnologia em Segurança e Ordem Pública. Revisão de todos os projetos pedagógicos dos cursos de graduação. Ampliação do número de cursos da Pós-graduação.
2011
Criação de novos cursos de graduação, pós-graduação e extensão, oferecidos para o público em geral e para o mercado corporativo.
2012 e 2013
Processo de reconhecimento dos cursos de graduação a distância, e recredenciamento da Universidade para a oferta de cursos superiores a distância, com elevados conceitos.
2014 e 2015
Aditamento de 23 novos polos.