Confira algumas das mudanças para o Enem 2017

Confira algumas das mudanças para o Enem 2017


Dentre todas, a mais importante é que - a partir da referida edição - o exame será realizado em dois  domingos seguidos e não mais em um final de semana. 

A alteração beneficia, especialmente, candidatos que - face à religião professada - ficam impedidos de realizar atividade produtiva até o início da tarde de sábado.

Atendendo às novas diretrizes, as provas serão aplicadas em dois domingos, dias 5 e 12 de novembro de 2017.

Na primeira etapa, os candidatos responderão às questões de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, além da Redação. O prazo total será 5 horas e 30 minutos.
 
Já no segundo domingo serão realizadas as provas de Matemática e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. A tempo total concedido aos candidatos neste dia será de 4 horas e 30 minutos.

Outra remodelação observada é que o Enem deixa de servir como certificado para o Ensino Médio. O reconhecimento voltará a ser feito pelo Exame Nacional de Certificação de Jovens e Adultos (Encceja), em parceria com estados e municípios.

Os cadernos de questões e de respostas também sofreram "reforma". A partir dessa edição todos trarão a identificação dos candidatos, com os respectivos nomes e números de inscrição.

O edital deverá ser publicado até 10 de abril e o período de inscrições irá de 8 a 19 de maio. A divulgação do resultado está agendada para 19 de janeiro de 2018.

Segundo o MEC, as mudanças estão fundamentadas por consulta pública realizada com mais de 600 mil pessoas. Dessas, 63% votaram pela aplicação do Enem em dois dias. E deste percentual, 42,3% apoiaram a proposta de dividir as provas em dois domingos seguidos.

[Fonte: Exame.com]