Pesquisa e Extensão

A UCB é concebida como uma Universidade em extensão e se observa que a extensionalidade é o caminho de sua legitimação social, fonte inspiradora de sua Missão em função de sua aplicação às questões de relevância humana e social, mormente às relacionadas com a sustentabilidade. Neste caminho, o Ensino e a Pesquisa tornam-se naturais geradores e comunicadores de conhecimentos relevantes.

A extensão é assumida como processo de aprendizagem, na medida em que compreende o conhecimento como um projeto ético e político, com o objetivo de formar um cidadão competente e capaz de intervenções propositivas na sociedade. Aprender, nessa perspectiva, é pronunciar o mundo, modificá-lo.

A oferta de cursos a distância caracteriza-se como uma ação extensionista da Universidade, na medida em que visa ampliar o acesso à educação superior nas mais diferentes localidades no Brasil e no exterior. Desta feita, apresenta-se, por si só, como uma forma de a UCB socializar e democratizar o conhecimento. O atendimento a estudantes brasileiros que se encontram no exterior e não têm possibilidade de estudar é uma maneira inequívoca de inclusão social destes cidadãos.

Outro aspecto relevante é a possibilidade de criar condições para oferta de uma educação de qualidade a países como Angola, cujo cenário impele a UCB a participar da reconstrução social desse país em que se fala a língua portuguesa. Por meio da utilização das tecnologias de informação e comunicação em seus cursos, a UCB Virtual contribui diretamente para a alfabetização digital no país.

Para implementar as políticas de extensão, com um caráter indissociável, transversal e sistêmico, a UCB procura nortear seu processo de ensino-aprendizagem por meio de um processo de compromisso social e de projetos sócio-comunitários, conforme segue: política institucional, compreendida pela dimensão de extensionalidade; processo de compromisso social, que procura compreender a universidade como um micro sistema que atua no conjunto do sistema social; e, projetos sócio-comunitários em espaços de atuação acadêmica e de interação comunitária.

Ações de extensão e de pesquisa acadêmica integram os Projetos Pedagógicos dos Cursos de modo a levar os estudantes a conhecer, vivenciar e propor as realidades sociais em que estão envolvidos por meio de atividades práticas as mais diversas, como visitas técnicas; pesquisas de campo e laboratórios vivenciais.

A revista Aprendizagem em EAD destaca-se como canal de divulgação das produções científicas e acadêmicas na área, dos estudantes, professores e comunidade em geral.



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