Atividades Complementares

icon_atividades_complementaresO que são Atividades Complementares?

Atividades complementares são componentes curriculares que possibilitam o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e competências do aluno, inclusive adquiridos fora do ambiente escolar.

Quantas horas o estudante deverá cumprir?
Para efeito de integralização curricular dos cursos de graduação bacharelado, segue o exposto no Parecer CNE/CES Nº 184/2006, que estabelece que os estágios e atividades complementares devem responder, em conjunto, por até 20% (vinte por cento) da carga horária total do curso. A carga horária destinada a essas atividades está de acordo com o projeto pedagógico dos respectivos cursos.

Para efeito de integralização curricular dos cursos de graduação licenciatura, segue o exposto na Resolução CNE/CP Nº 2/2002, que estabelece 200 (duzentas) horas para atividades acadêmico/científico/culturais.

As Atividades Complementares para o curso de Licenciatura em Pedagogia seguem a Resolução CNE/CP Nº 1, de 15 de maio de 2006, que estabelece 100 (cem) horas para atividades teórico-práticas de aprofundamento, em áreas específicas de interesse dos alunos.

O que contará como atividade complementar?
Toda e qualquer atividade, desenvolvida pelo estudante após ingresso no Curso, desde que guarde correlação ou conexão com a área de conhecimento do curso do aluno.

A prática das atividades complementares é uma determinação vigente para todos os estudantes, de qualquer curso de graduação. Dessa forma, não existe dispensa delas.

Em função disso, cabe ao estudante, ao longo de seu curso, procurar participar de diversas atividades complementares (cursos, palestras, estágios, etc.) até atingir a carga horária prevista no seu currículo.

O estudante deverá ao longo do curso ter participação em no mínimo duas categorias de atividades.

As atividades complementares estão divididas em categorias, com subtipos, e a carga horária máxima para cada atividade é estabelecida de acordo com o tipo curso.

Como o estudante enviará os certificados e comprovantes?
O estudante deverá encaminhar à Coordenação de Atendimento ao Estudante e Relacionamento, por correio, formulário preenchido para cada conjunto de atividades e cópia autenticada ou validada no polo dos documentos que comprovam a atividade.

Veja aqui os formulários de cada curso:


IMPORTANTE

Só serão aceitos os comprovantes que apresentem: nome do estudante/participante; data de realização do evento; carga horária; período e área.



Secretaria Virtual | Portal dos Professores | Bibliotecas | UCB | Fale Conosco | Perguntas Frequentes | Mapa do Site | Webmail
Copyright © Católica Virtual. Ensino a distância (EAD) com a qualidade da Universidade Católica de Brasília. Direitos reservados. UCB Virtual utiliza Wordpress. Criado por fullDesign